Foto: Alan Cardoso
Texto Jamile Silva.
Quarta-feira 05 de Setembro 2012, o cineclube de Acupe, exibiu em seu espaço, o belíssimo e emocionante filme O Menino de Pijama Listrado, direção de Mark Herman com duração de 92 minutos.
O filme que reuniu um público de 16 pessoas conta à história de Bruno (Asa Butterfield), um garoto de oito anos que em plena segunda guerra mundial teve que deixar sua confortável casa e seus amigos para morar em campo isolado por causa da promoção de seu pai um oficial nazista que foi transferido para o centro de comando do campo de concentração, mas que em seu pensamento é apenas um soldado.
Foto Alan Cardoso
Bruno se ver sozinho apesar da presença de sua família e com o objetivo de se distrair nesse isolado lugar, resolve explora-lo até observar de uma janela judeus com pijama listrado que para ele seriam fazendeiros.
Apesar de ser proibido por sua mãe o garoto resolve ir até lá para conhecer novos amigos e conhece Shmuel, um pequeno judeu com a mesma idade que a sua. Mesmo separados por uma cerca elétrica, nasce a partir dali uma inocente amizade que cresce a cada dia apesar de não saberem o grande risco que correm.
Foto Alan Cardoso
Infelizmente o filme não tem um desfecho feliz, já que o garoto Bruno resolve passar por debaixo da cerca, veste-se com um pijama e sai a procura do pai de seu amigo, entrando junto com ele em uma sela onde todos são obrigados a tirar as roupas e a entrarem em uma câmera de gás para grande espanto do público presente.
Após o término do filme foi claro a indignação das pessoas, que por sua vez na abertura do debate disseram que ficaram surpresos por Bruno ter morrido de tal forma esquecendo-se que milhares de pessoas morreram da mesma forma.
Texto: Jamile Silva
Foto Alan Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário